domingo, 1 de setembro de 2013

Sumo detox antidepressivo

Uma receita que aparece em muitas publicações naturistas, com ingredientes de uso corrente, citados também em livros de medicamentos naturais, como este (LINK).

NOTA: É fundamental os vegetais serem de origem biológica/orgânica. Usar vegetais do agrotóxico (que são os que se vendem nos mercados e supermercados normais) não garante qualquer efeito  benéfico ou, se o tiver, ele é anulado pelos efeitos negativos dos pesticidas contidos nos vegetais.

Eu próprio e pessoas amigas fizemos diariamente durante cerca de 2 anos, comprovando efeitos claros na disposição psicológica (calmante e anti-depressivo) e na regularização da digestão.

A preparação é simples, e se não conseguir todos os ingredientes não é grave, há versões da receita apenas com os três primeiros ingredientes, mas recomendo vivamente usar todos. 
(Um deles, raíz do açafrão - não é fácil obter. Encontrei ocasionalmente numa loja Celeiro, da Aven. da República, quando em Lisboa)
Raíz de açafrão (Turmeric, em Inglês)
Partem-se aos bocados uma beterraba pequena , uma cenoura pequena , uma maçã, um limão, 1 cabeça pequena de gengibre e 1 cabeça pequena de raíz de açafrão (dose para 1 toma).

Faz-se um sumo/suco no liquidificador, adicionando-lhe um pouco de água - sugiro água mineral de baixo Ph (água da torneira, hoje em dia, toda ela tem cloro, péssimo para a saúde e que não desaparece mesmo filtrado).
Pode juntar uma colher de mel biológico/orgânico. O mel é excelente para combater várias doenças também.

Para triturar, caso não possua um bom liquidificador, use mesmo a varinha mágica. Nesse caso tem que partir previamente os vegetais em pedaços mais pequenos.  

Deve ser bebido logo após a preparaçãotodos os dias em jejum 1 hora antes de comer qualquer outra coisa.

Se quiser reforçar, beba também a meio da tarde, durante o tempo necessário, até a pessoa se curar. 

Pode repetir o tratamento ao longo do ano sempre que quiser.

É considerado na literatura naturista da Internet como indicado para:

- Doenças cancerígenas 
- Anti-inflamatório; 
- Problemas no fígado, rins e pâncreas. 
- Úlceras
- Proteção dos pulmões, coração e tensão arterial
- Reforço do sistema imunitário
- Os olhos, eliminando a vermelhidão, a fadiga e a secura
- Dores musculares ou provocadas pelo exercício físico
- Desintoxicar, eliminando a obstipação intestinal, tornando a pele mais saudável e combatendo o acne
- Combater o mau hálito, a má digestão e as infecções na garganta
- Combater a dor e a febre.

Assim como não tendo efeitos secundários, de boa assimilação e fortalecendo o sistema 
imunitário.
Nota: Apesar de o ter tomado cerca de dois anos seguidos, os únicos efeitos que posso garantir por experiência própria são os da boa disposição e regularização intestinal.

Não serve para redução de peso ou diminuição do apetite. 

No entanto, como na altura ainda não dava a devida importância à questão dos pesticidas presentes nos vegetais (hoje considero um factor fundamental) e me era difícil na região obter alimentos orgânicos a preços acessíveis, como não pude garantir a origem dos vegetais que comprava no mercado local, como referido acima, isto condiciona a avaliação da minha experiência para efeito de outras doenças.


Sem comentários:

Enviar um comentário