domingo, 26 de maio de 2013

festa popular (Portugal-Oeste): da gente para a gente

A outra face do país real, a que não passa nos media, a do país que trabalha e produz, a do sentido gregário que se sobrepõe à crise.

Nesta época, Verão adentro, milhares de festas populares (chamadas apenas de "convívios", para as quais se é convidado em cartazes toscos colocados na estrada) em quase todas as comunidades locais. No Oeste (e não só...) a tradição é assar o porco num local público. Depois, cada família traz um doce (pudim, leite-creme, gelatina...), rissóis, croquetes, pratos típicos, distribuídos sobre uma grande mesa. Vinho, pão saloio, febra do porco assado e música popular são à discrição. Servidos com amizade e sorrisos. Mesmo para quem vem de fora: "sirva-se, amigo, não paga nada, só se quiser ajudar a coletividade (Associação Cultural, Desportiva e Reacreativa da Coutada, no caso) - só se quiser".

Um toque quente de humanidade, sem pretensões, quotidiana, prosaica, por entre a tempestade gélida duma crise que alguém inventou.

É por isso que Portugal é diferente. Para melhor.


Hoje, na Coutada (entre Torres e Ericeira), 25 de Maio de 2013. Amanhã é no Barril, a 5 km - almoço coletivo - prato típico: porco à Barril - precedido da benção dos animais domésticos

Sem comentários:

Enviar um comentário