segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Dedicado às mulheres que sofrem de dores menstruais :)

Exercícios anti-dor:

1. Ponha as mãos lado a lado no baixo ventre. Movimente a zona pélvica para trás e para a frente, massajando ligeiramente o ventre enquanto inspira e expira. Tente concentrar energia mental na zona imaginando um fluxo de energia a passar no local.

2. Ponha as mãos sobre as ancas e faça movimentos de rotação das ancas nove vezes no sentido dos ponteiros do relógio e nove vezes no sentido inverso.

Tratamento com plantas:

Manjericão: possui um óleo essencial que é útil para superar os espasmos abdominais. Utiliza-se na massagem do ventre, em caso de crise. Pode juntar também o manjericão fresco na alimentação, durante o  período menstrual.

Artemísia: Utilizar em infusão (um punhado num litro de água), em caso de regras irregulares (uma chávena/xícara durante a semana que precede o período) ou em caso de regras dolorosas (2 chávenas por dia desta infusão durante o período). Na gravidez não deve ser ingerido. 

Sálvia: Muito indicada para a irritabilidade e depressão que podem acompanhar o período feminino, pois regula o sistema hormonal feminino. Boa também para as dores de cabeça que acompanham. Tomar sob a forma de infusão, ou como tempero de alimentos.

Hortelã-pimenta: Tem propriedades estimulantes e anti-espasmódicas . Se tiver dores-de-cabeça pode respirar o respectivo vapor do óleo essencial. Se tiver dores de ventre, pode massajar com o óleo sobre o ventre no sentido dos ponteiros do relógio, facilita a digestão. Se se sentir fatigada pode consumir em tisana ou para temperar as saladas ou mesmo as saladas de fruta. 

Gengibre: Para algumas pessoas funciona como anti-espasmódico. Faz-se um chá com um pedaço de gendibre posto em água a ferver durante 15 minutos. Bebe o chá, podendo juntar mel a gosto.

Canela: A canela é um outro remédio natural. Tem propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas. Polvilhe os alimentos do pequeno-almoço com canela. Pode juntá-la também ao chá.

Sem comentários:

Enviar um comentário