segunda-feira, 11 de março de 2013

cinema português: A SELVA

Título: A Selva
Género: Drama
Realizador: Leonel Vieira
Ano: 2002
Classificação: Bom ****
Argumento: I. Almada e J. Nunes, sobre obra autobiográfica  de Ferreira de Castro


Ver ficha técnica detalhada, incluindo o trailer oficial português.

Realizador e produtor portugueses (Costa do Castelo Filmes-Lisboa), apoiados por entidades brasileiras e espanholas. Filmado in loco em Belém do Pará e na Amazónia, com protagonismo de Diogo Morgado, Maitê Proença e outros. O filme segue esse grande livro que é A Selva, de Ferreira de Castro, escritor português que viveu, enquanto emigrante na juventude, uma dura experiência na floresta amazónica de inícios do séc. XX. Onde a brutalidade das condições físicas, da insegurança, dos desejos e interesses mais primitivos se sobrepunham a quaisquer pruridos civilizacionais.

O filme é absolutamente rigoroso na fotografia e na direção de atores. Não inventa, nem se deixa diluir no paisagismo - fácil tentação na maravilhosa Amazónia - o que desfocaria o eixo da história do drama da transcendência humana levada aos limites. Se a película peca, é por ficar aquém do livro na força das emoções. Estou a lembrar-me da cena em que o assalariado, ante a quase ausência de mulheres na região, se satisfaz sexualmente numa égua. A repugnância da cena, poderosamente retratada no livro, surge apenas en passant no filme. Já, em contrapartida, as cenas de  prepotência feudal que recai sobre os trabalhadores são pungentes e muito bem retratadas na obra cinematográfica..

Como ponto mais fraco, a  quase ausência da problemática ambiental e índigenista o que, se se perdoa ao escritor
devido à fase em que produziu a obra, já não se desculpa (tanto) a Leonel Vieira, mesmo se em 2002 não estava tão claramente na agenda como hoje o assalto dito "civilizacional" à maior floresta húmida do mundo.


Ver mais crítica de filmes


Sem comentários:

Enviar um comentário